quarta-feira, 25 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO DA AULA - DNA COMESTÍVEL

IDENTIFICAÇÃO: - Janete Moraes da Silva Venâncio - Vera Lúcia de Souza Santos Nocette TÍTULO: Aula Prática - DNA COMESTÍVEL SÉRIE: 8ª DURAÇÃO: 2 aulas OBJETIVOS: Levar os alunos a observarem se todas as células de um organismo contêm o mesmo código genético da espécie, por que células de órgãos diferentes produzem substâncias diferentes e têm formatos e funções diferentes e por que o código genético não interfere no formato e nas funções das células.
JUSTIFICATIVA: A partir do modelo da estrutura de DNA proposto por Watson e Crick, em 1953, que é composto por duas cadeias de nucleotídeos, que se mantém unidas por meio de pontes de hidrogênio, formando uma dupla hélice levar o aluno a construir um modelo de DNA para que na prática possa apropriar-se melhor dos conhecimentos teóricos já adquiridos conhecendo melhor suas estruturas, seus funcionamentos e suas funções, uma vez que na prática se entende e se apropria melhor dos conteúdos estudados.
METODOLOGIA: Iniciaremos a aula fazendo uma breve retomada do conteúdo estudado Genética ( Gene, Genoma, Cromossomos e DNA), focando no DNA, em seguida passaremos um vídeo sobre o DNA. Após os alunos assistirem o vídeo começaremos a construção de um modelo de DNA.
PROCEDIMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE DNA: - Corte o arame em dois pedaços de aproximadamente 40 cm cada; - Escolha quatro cores de balas de goma. Separe as cores que farão pares entre as fitas de DNA: Não esqueça de anotar qual cor representará qual base nitrogenada. - Espete as balas nos arames, respeitando os pares escolhidos. - Coloque os palitos entre as balas para fazer a ligação entre os dois arames. Coloque 3 palitos em um par de cores e dois palitos em outro par de cores, sempre respeitando os pares. - Torça lentamente cada parte do arame. Pronto, você tem em mãos uma simulação da molécula de DNA! RECURSOS: TV multimídia, pen drive, 1 pacote de balas de goma de diferentes cores, 1 caixa de palitos de dente, arame fino e flexível, 1 alicate, 1 régua. AVALIAÇÃO: Através de um relatório sobre a atividade desenvolvida.
REFERÊNCIAS:
ARARIBÁ, Projeto.Ciências.São Paulo:Moderna,2006.
CÉSAR&SEZAR.Biologia1.São Paulo:Saraiva,2007. THOMPSON,Margaret W.;MEINNES, Roderick R.;WILLARD, Huntington F. Thompson&Thompson.Genética Médica.5ªrd.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan 1993.339p.

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